REPORTAGEM Violências Contra a Mulher: Dados, relatórios e análises

7 de março de 2023

No primeiro mês do ano, 6 mulheres já foram vítimas de feminicídio no estado.

Estamos apenas no início de 2023 e seis mulheres já perderam suas vidas, vítimas de feminicídio, em Santa Catarina e 2.617 medidas protetivas  foram requeridas. Os dados são do Observatório da Violência contra a Mulher de SC, que desde março de 2021 trabalha no monitoramento, registro e análise de dados relacionados à violência contra mulheres e meninas no Estado.

Desde 2021, conta com um canal virtual que integra redes de atendimento e serviços de proteção, dados dos números da violência e das medidas protetivas requeridas, e de notícias e publicações que incentivam o debate sobre a temática da violência contra a mulher e a necessidade de promoção de campanhas e ações que tratem deste problema social. O site também disponibiliza de material para estudos, vídeos e cartilhas.

Em 2022, o Observatório de Violência contra a Mulher registrou 23.308 requerimentos de medidas protetivas e 56 feminicídio no estado.

Outro dado que chama a atenção é o número de estupros registrados em 2022. De janeiro de 2022 e dezembro do mesmo ano, 1211 casos foram registrados. As cidades de Joinville, Florianópolis, São José, Itajaí, Chapecó, Blumenau, Palhoça, Lages, Camboriú, Balneário Camboriú, Criciúma, Brusque, Biguaçu, Itapema, Jaraguá, Rio Negrinho, Caçador, Navegantes, Laguna, Gaspar, Araranguá, Concórdia, Içara e Mafra juntas somam mais da metade dos casos registrados nos 295 municípios do estado.

De acordo com a coordenadora operacional e delegada Cláudia Regina Bernardi da Silva, os dados são coletados entre o primeiro e último dia de cada mês.

A Delegada Cláudia afirma que os desafios e objetivos para 2023 estão centrados na “obtenção de dados de cada instituição, por município, permitindo o conhecimento da realidade local para subsidiar a adoção de políticas públicas específicas e eficazes, tornando o OVM/SC referência na produção de dados e de conhecimento sobre as ações de enfrentamento à violência contra a mulher”.

Comitê estabelece metas para 2023

Nesta segunda-feira, dia 13, o Comitê Gestor do Observatório da Violência Contra a Mulher de Santa Catarina  (OVM/SC) realizou a primeira reunião do ano para estabelecer metas para o colegiado em 2023. O encontro ocorreu na Assembleia Legislativa, representada no grupo pela Bancada Feminina do Parlamento.

Anne Teive Auras, defensora pública e vice-coordenadora do Comitê Gestor do (OVM/SC), destaca os principais planos do grupo para 2023.”Aprofundar os dados, as informações que o Observatório já conta no seu site, atualizar essas informações e ter mais dados. Ter a análise também, a sistematização desses dados com pareceria com órgãos que fazem pesquisa, que fazem estudo. Também queremos avançar na disponibilização de cursos relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher e as violências de gênero para a população em geral. E na articulação com a rede de atendimento dos municípios catarinenses pra que a gente possa fortalecer essa rede e atendimento à mulheres de todo o estado”.