A pesquisa “Variáveis psicossociais associadas ao feminicídio em Santa Catarina”, desenvolvida pelo Núcleo Margens e pelo Laboratório LACCOS, ambos da UFSC, foi coordenada pelo Dr. Adriano Beiras e recebeu financiamento da FAPESC e do CNPq.
Trata-se de uma caracterização dos homicídios de mulheres ocorridos no estado entre 2018 e 2020, por meio do estudo de 276 procedimentos investigativos e de entrevista com 20 delegados de polícia das diferentes regiões.
O trabalho representa parceria importante entre UFSC e a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) e contou com a generosa colaboração de delegados e policiais, que, além das entrevistas, viabilizaram o acesso pelos pesquisadores aos procedimentos.
A pesquisa também contou com a colaboração de integrantes do Observatório: Verônica Bem dos Santos como uma das pesquisadoras; a delegada Patrícia Maria Zimmermann D’ávila como colaboradora das obras e revisora da cartilha, e Michelle Hugill também revisora da cartilha.
Os resultados, recém editados e publicados, estão disponíveis para acesso gratuito em: https://margens.ufsc.br/estudos-sobre-o-feminicidio/
Disponível no site do OVM em Publicações Dossiês, Cartilhas e E-books:
• E- BOOK: ANÁLISE PSICOSSOCIAL DE HOMICÍDIOS DE MULHERES EM SANTA CATARINA
• E-BOOK: ESTUDOS INTERDICIPLINARES SOBRE O FEMINICÍDIO
• CARTILHA: PROCESSO DE RECONHECIMENTO DO FEMINÍCIDIO APARTIR DE MORTES VIOLENTAS DE MULHERES EM SANTA CATARINA
São dois livros, com as análises desenvolvidas e com textos de colaboradores especialistas nacionais e internacionais, além de uma cartilha sobre abordagens do feminicídio, que será impressa e distribuída entre as unidades policiais.