Ordem dos(as) Advogados(as) do Brasil

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Santa Catarina foi criada em 1932 e instalada em 1933. Tem como função, conforme o artigo 44 de seu Estatuto, defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos, a justiça social e a pugnação das leis, pela rápida administração da Justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas. Promove, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina da advocacia.

Além disso, como porta-voz da sociedade civil, a OAB Santa Catarina participa ativamente de iniciativas governamentais/públicas que dizem respeito aos direitos da população catarinense.

A OAB/SC é uma entidade “sui generis” formada por uma Diretoria, Conselho Pleno, 51 Subseções, Caixa de Assistência dos Advogados e Escola Superior de Advocacia.

O Sistema OAB/SC ainda possui 227 salas em todo o Estado e mais de 100 Comissões, que atuam em diversas temáticas de interesse da advocacia e da sociedade. A entidade conta com mais de 40 mil advogados ativos em Santa Catarina.