O Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher é um programa institucional da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, estando pautado na polícia de proximidade e buscando conferir maior efetividade e celeridade às ações de proteção à mulher.
Após o deferimento da Medida Protetiva de Urgência, o Rede Catarina passa a acompanhar a vítima, fazendo a fiscalização dessas medidas protetivas por meio de visitas preventivas residenciais, fazendo com que a mulher tenha um contato direto com a Patrulha Maria da Penha. A Patrulha é especializada em assessorar e orientar as mulheres vítimas no que se refere a dúvidas sobre as redes de proteção, direitos e legislação vigente, bem como, fornecem um acompanhamento qualificado, sendo composta, no mínimo, por dois policiais, um deles do sexo feminino, com o intuito de sensibilizar o atendimento.
Realizam ainda o acompanhamento ao ofensor, a comunicação ao Poder Judiciário e à Polícia Civil referente às situações em que haja risco à mulher, o auxílio com a solução tecnológica da PMSC, a ativação do botão do pânico, palestras em escolas e na comunidade, e demais eventos visando auxiliar a romper a continuidade do ciclo de violência. No ano de 2022, o programa atendeu mais de 34 mil mulheres e está presente em 235 municípios.