Universidade Federal de Santa Catarina

Com uma história de 60 anos, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem a “missão de produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico” e, para tanto, oferece diversas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. A UFSC possui mais de 620 grupos de pesquisa, reunindo professores, técnicos e estudantes, que desenvolvem aproximadamente  2,7 mil projetos e milhares de publicações em revistas científicas mundo afora. Tem destaque também a extensão, que atualmente realiza 21,8 mil iniciativas com impacto direto na sociedade, e seus institutos de pesquisa, dentre eles o Instituto de Estudos de Gênero (IEG).

O IEG foi criado em 2005 por um grupo de pesquisadoras e acadêmicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), acompanhadas por professoras da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e recebeu a adesão de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do País. O Instituto abriga seis frentes de atuação, vários Laboratórios e Núcleos de Pesquisa voltados para os Estudos de Gênero, Feministas, de Sexualidades e Diversidades, articulando Redes de Pesquisa em nível local, nacional e internacional. O IEG desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, dentro e fora da UFSC, e é considerado um centro de excelência em estudos de gênero no Brasil.

Compete à UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC), através do Instituto de Estudos de Gênero (IEG):

a) Assumir a coordenação político-pedagógica do OVM/SC, considerando a participação do conjunto das pesquisadoras do IEG/UFSC;

b) Assessorar e Supervisionar a produção e análise de dados provenientes das diferentes Instituições que atuam na área da violência contra a mulher do Estado;

c) Selecionar, mediante Editais e Convênios, Bolsistas (alunas/os de Graduação e Pós-Graduação) remuneradas/os para desenvolver atividades do OVM/SC;

d) Supervisionar e Orientar o Quadro Discente (alunas/os de Graduação e Pós- Graduação) remuneradas/os para desenvolver atividades do OVM/SC;

e) Selecionar e Supervisionar Serviços Técnicos remunerados para desenvolver atividades do OVM/SC;

f) Fomentar a produção de conhecimento – Relatórios, Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses, através do Quadro Docente e Discente;

g) Realizar ações que venham ao encontro do “Tripé” da UFSC: Ensino, Pesquisa e Extensão;

h) Planejar  a Comunicação Integrada, numa perspectiva de “Edu-comunicação”, através de técnico/a ou bolsista remunerada.
Para maiores informações sobre o Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da UFSC, acessar o site http://www.ieg.ufsc.br