13 de novembro de 2023

“Não cale a sua VOZ!” foi idealizada pela palestrante Anna Paula Nienkötter, coordenadora de um projeto que auxilia mulheres a saírem do ciclo da violência, em parceria com o renomado fotógrafo Nórton José e participação da artista visual Julia Steffen, e conta com o apoio do Observatório da Violência contra a Mulher – OVM/SC

Período da Exposição:  20 de novembro a 19 de dezembro de 2023.

Data de abertura: 21 de novembro às 17 horas.

Local:  Espaço Cultural Cruz e Sousa – Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc

A exposição retrata mulheres que estão em uma casa de acolhimento e mulheres em situação de violência que foram retratadas pelo renomado fotógrafo fotógrafo Norton José, evidenciando as marcas desse momento, olhares perdidos e o quanto a violência impacta e reflete na vida e na alma.

Em outro momento da exposição mergulharemos no mundo do renascimento!

Retrata mulheres que já saíram do ciclo da violência as fotos coloridas retratam mulheres vítimas não só de violência doméstica, mas também de violência obstétrica, violência política, importunação e assédio sexual, que não calaram a VOZ, trazendo a força e a coragem para transformar as suas vidas, acreditando que é possível contar uma nova história.

A exposição ‘Não cale a sua VOZ!” pretende dar luz a esses rostos marcados pela dor, mas renascidos para uma nova história. Que ao passar por essas imagens, todos possam enxergar muito além do que elas conseguem transmitir e com isso sejam sensibilizados a mudar esta realidade, cada um fazendo a sua parte: amparando, acolhendo, denunciando, abraçando e dando voz, para que juntos possamos ser ouvidos!

Integra a exposição o projeto “Pedaços da Violência”, da artista visual Julia Steffen, expresso em cerca de oito metros de arte de acrílico sobre tecido com a participação de várias mulheres, que passaram por oficinas de arte e aforam convidadas a pintar sobre o tema da “violência contra a mulher”, expressando frases ou palavras que contemplam suas opiniões, vivências e cicatrizes sobre o tema.

Extraiu-se do painel da violência do site do Observatório da Violência contra a Mulher-OVM/SC que 85% das vítimas de feminicídio em Santa Catarina não tinham nenhum boletim de ocorrência contra o autor. Somente 14% registraram boletim de ocorrência antes de serem assassinadas.

“Infelizmente muitas mulheres ainda se calam. Precisamos encorajá-las a falar e a procurarem ajuda, por isso a exposição “Não Cale a sua voz!” também será uma ferramenta de reflexão e de acolhimento a quem se esconde atrás da própria dor, para que não se culpem, saiam do ciclo e possam renascer como eu renasci”, finaliza Anna.