
A coordenadora do Observatório da Violência contra a Mulher (@ovmulher.sc), defensora pública Anne Teive Auras, participou no dia 2 de agosto do lançamento da Operação Shamar 2024, uma ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e, em Santa Catarina, pela Secretaria de Segurança Pública. O evento, realizado durante o Agosto Lilás — mês dedicado à Lei Maria da Penha — ressaltou a importância da integração da rede de apoio às mulheres em situação de violência, com foco no papel dos órgãos de segurança pública.
Anne destacou a relevância da coleta e análise de dados sobre as causas, frequência e consequências da violência contra a mulher. Juntamente com o promotor de justiça Jadel Silva e a advogada Denise Marcon, enfatizou a importância da colaboração entre a segurança pública e o sistema de justiça no enfrentamento à violência contra as mulheres.



Denúncias
Os trabalhos da operação Shamar consistirão também na averiguação de denúncias oriundas por qualquer tipo de meio, especialmente do Disque Denúncia 181 e WhatsApp Denúncia (48-98844-0011) e Delegacia Virtual da Polícia Civil, bem como pelos telefones de emergências 190 da Polícia Militar e 193 do Corpo de Bombeiros Militar.