Está em fase final de produção o vídeo-documentário que discute a cobertura jornalística de feminícídios. O documentário faz parte do projeto de pesquisa “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”, que está sendo desenvolvido desde 2021 pelo Grupo Transverso – Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Critica, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. O grupo estuda os crimes contra mulheres ocorridos em Santa Catarina e noticiados pela imprensa entre os anos de 2015, quando foi promulgada a Lei do Feminicídio, e 2021.
O Doc será lançado no dia 10 de março de 2023, às 14h30, no auditório do CCE/UFSC, como uma das atividades da semana em que se celebra o dia internacional da mulher (08/03).
Ele traz o depoimento de várias mulheres, representantes de diferentes movimentos sociais e pesquisadoras, que têm discutido, estudado e/ou atuado no enfrentamento do problema das violências de gênero que resultam em feminicídios.
O Doc tem cerca de 25 minutos e está sendo produzido pela Lilás Filmes. Segundo a professora Terezinha Silva, que coordena o grupo Transverso e a pesquisa sobre cobertura jornalística de feminicídios, o objetivo do vídeo-documentário é estimular um debate, a partir da perspectiva de diferentes mulheres, lideranças e pesquisadoras, sobre o papel do jornalismo no processo de prevenção e combate às violências que cotidianamente matam as mulheres.
Somente em 2021, os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que 1.341 mulheres foram assassinadas em razão de seu gênero. No mesmo ano, Santa Catarina registrou 54 feminicídios, conforme os registros da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SC). O estado tem taxa de 1,5 feminicídios a cada 100 mil mulheres – acima da média nacional (1,2 vítimas a cada 100 mil mulheres), segundo o Anuário Brasileiro edição 2021.
O projeto de pesquisa do qual o vídeo-documentário é um dos resultados foi um dos selecionados pelo edital Nº01/2020, da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (PROPESQ), destinado ao apoio a novos pesquisadores da UFSC. Na sequência, foi contemplado com financiamento da FAPESC, através do edital 26/2020, de apoio a grupos de pesquisa da UFSC.
Mais informações: Transverso