Notícia > Polícia Civil de Itapema participa de seminário focado em homens autores de violência doméstica

27 de junho de 2024

Nesta terça-feira, 25 de junho, a Polícia Civil de Itapema, por meio do Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (CAVV), participou de um seminário sobre o Grupo Reflexivo para homens autores de violência doméstica. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores do município e contou com a presença de diversas entidades, incluindo a OAB, Instituto Inarru, Araxá, Secretaria de Saúde, CREAS, CRAS, Associação Acolher, Guarda Municipal e representantes do poder judiciário.

Palestrantes e Contribuições

Os palestrantes Ricardo Bortoli e Cleide Gessele, professores do Departamento de Serviço Social da FURB e responsáveis pela criação do método do Grupo Reflexivo, compartilharam suas experiências e abordagens. Michelli Hugill, pesquisadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e secretária da CEVID (Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar), falou sobre a importância do projeto e os resultados alcançados.

Objetivo do seminário

O seminário foi promovido pelo Grupo de Trabalho da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, com o apoio do Observatório da Violência contra a Mulher e da Procuradoria da Câmara. A diretora do CAVV destacou que o Grupo Reflexivo para homens surgiu como uma nova proposta de conscientização e educação do público masculino, saindo da lógica punitiva e buscando atuar na assistência desse público e na superação das dinâmicas de violência contra a mulher.