Comitê gestor do Observatório da Violência contra a Mulher discute planejamento de ações para 2024

4 de dezembro de 2023

Ultima reunião de 2023 dos integrantes do comitê gestor do Observatório da Violência contra a Mulher (OVM/SC)

Entre janeiro e o início de dezembro de 2023, mais de 90 mil mulheres catarinenses foram vítimas de algum tipo de violência em Santa Catarina, já superando o total registrado no ano passado.

Esse é um dos tristes números apresentados ontem na reunião do Observatório da Violência contra a Mulher (OVM-SC) em que fizemos o balanço do ano e planejamos as atividades de 2024. E ele nos dói tanto justamente porque não são só estatística. São pessoas, são mulheres, são famílias e vidas destruídas ou alteradas para sempre.

O OVM e outras entidades e instituições jogam luz sobre essa violência que durante muito tempo foi silenciosa e invisível aos olhos da sociedade. Mas precisamos ir mais além. E a atuação do governo do Estado é fundamental nesse processo, assumindo a responsabilidade e tendo o enfrentamento à violência contra a mulher como prioridade nas políticas públicas.

Só vamos avançar se trabalharmos juntos e o OVM não vai se omitir no papel de dialogar, articular e cobrar que esse compromisso seja colocado em prática com ações concretas.

Deputada Luciane Carminatti

______________________________________________________________________________________________________________________________

Comitê Gestor do Observatório da Violência contra a Mulher em sua última reunião de 2023. Os desafios para 2024 são muitos, mas seguimos unidas na intenção de ampliar, qualificar e analisar os dados e estatísticas referentes à violência contra as mulheres em Santa Catarina.

Vice-coordenadora – Defensora Pública (DPE/SC), Anne Teive Auras

Durante o encontro, a Procuradora-Geral Adjunta do MPC/SC, Cibelly Farias, abordou os resultados da mais recente auditoria realizada pelo TCE/SC com recomendações voltadas à redução da violência contra a mulher no Estado.

Criado em março de 2021, o @ovmulher.sc é um sistema integrado de informações que permitem a elaboração, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas e ações de prevenção e de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Ele é formado por membros de diferentes órgãos estaduais e, dessa forma, conecta as redes de atendimento e serviços de proteção às mulheres em Santa Catarina.

Procuradora-Geral Adjunta do MPC/SC, Cibelly Farias,

Registros da reunião do Comitê Gestor do OVM/SC em 04/12/2023