Apoio OVM: Audiência pública debate violência contra a mulher em Itapema e reúne 120 pessoas na Câmara

18 de abril de 2024

Evento reúne entidades e comunidade para discutir estratégias de prevenção e atendimento.

Na quinta-feira (18/04/2024), cerca de 120 pessoas participaram da audiência pública que abordou dados, serviços e perspectivas do enfrentamento à violência contra as mulheres em Itapema. 44 entidades estiveram presentes, além de representantes governamentais e a comunidade.

O objetivo do evento foi apresentar um documento sobre as organizações atuantes na cidade, os serviços oferecidos atualmente para prevenção e atendimento às vítimas, assim como dialogar com a população sobre informações e prioridades de educação e segurança.

A audiência foi promovida pelo Grupo de Trabalho “Mulheres em Situação de Violência” que integra Instituto Araxá, Instituto Inarru, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Procuradoria da Mulher, Centro de Atendimento às Vítimas de Violência, CREAs, CRAS 1 e 2, OAB, Ministério Público de Santa Catarina, Poder Judiciário de Santa Catarina, SUS, SAMU, Polícia Militar e Guarda Municipal, com apoio da Câmara de Vereadores e Observatório da Violência contra a Mulher de Santa Catarina.

Estamos muito felizes com o resultado do debate e certos de que juntos faremos ainda mais diferença no combate da violência às mulheres em Itapema. O Brasil é o 5º país no ranking mundial de feminicídios e precisamos mudar a cultura urgente, fortalecer entidades e promover nossa atuação coletiva para diminuir as estatísticas alarmantes aqui no município. Nenhuma mulher pode correr riscos em casa ou na rua, somente por ser mulher” afirma Márcia Ritter, psicóloga do CRAS e coordenadora do Grupo de Trabalho.

Em 2022 realizamos a pesquisa que resultou no Mapa da Violência contra a Mulher de Itapema e nos permitiu analisar os dados da cidade de acordo com as regiões, meses e tipos de ocorrência. Termos informações à disposição é fundamental para agirmos com assertividade junto ao poder público e à comunidade” ressalta Diego Cabalheiro, presidente do Instituto Araxá e coordenador do Grupo de Trabalho.

A audiência pública que realizamos vai ficar para a história da cidade e vai nos permitir aprimorar todo trabalho diário que realizamos, alinhado às organizações envolvidas no processo. Temos muito pela frente e juntos vamos mudar nossas estatísticas com responsabilidade e conscientização” afirma Cida Reis, assistente social do CREAs e coordenadora do Grupo de Trabalho.

Foto – Divulgação/Câmara de Vereadores de Itapema

Aplicativo ‘Itapema Mulher Segura’

Vale lembrar que a cidade de Itapema está dando um passo à frente na proteção das mulheres com o lançamento do aplicativo ‘Itapema Mulher Protegida’, uma iniciativa da prefeitura em parceria com a Secretaria de Segurança. Esse novo recurso digital promete agilizar a proteção das itapemenses em casos de violência, oferecendo um botão de pânico para acionar rapidamente a Guarda Municipal.

O projeto de lei que regulamenta o uso do aplicativo já está em tramitação na Câmara de Vereadores e, uma vez aprovado, estará disponível para toda a população. Essa iniciativa coloca Itapema como uma das pioneiras no país a disponibilizar uma ferramenta de acionamento emergencial integrada à central de despacho de ocorrências, reduzindo significativamente o tempo de resposta da viatura até a vítima.

Em uma entrevista exclusiva para o Jornal da Cidade – 2ª Edição (03/04/2024), o Major Rodrigues explicou detalhadamente o funcionamento do aplicativo, destacando sua eficácia na prática.

Atualmente, o aplicativo está disponível para download na loja Play Store e em breve estará também na Apple Store. O processo de cadastro é rápido e requer apenas informações básicas como CPF e criação de senha.

Para ter acesso imediato ao aplicativo e conhecer o projeto, clique aqui para baixar e instalar agora mesmo. E nãoproteme revolucionar a segurança das mulher no município.

Confira a entrevista na íntegra: Portal Rádio Cidade